RASIF - Mar que Arrebenta
Clique aqui e conheça mais
sobre o livro.



Contos Negreiros
Clique aqui e conheça mais
sobre o livro vencedor do
Prêmio Jabuti 2006.



Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século
Clique aqui e conheça mais
sobre o livro.



Coleção 5 Minutinhos Infantil
Clique aqui e saiba mais sobre a Coleção 5 Minutinhos Infantil.


BaléRalé
Conheça mais sobre o livro de contos "BaléRalé", lançado em maio de 2003.


PS:SP
Saiba mais sobre a revista PS:SP - Uma (in)certa literatura feita hoje em São Paulo.


Coleção 5 Minutinhos®.
Conheça a versão adulta da Coleção 5 Minutinhos, já esgotada, lançada em setembro de 2002.


eraOdito
Este livro você também pode ler em 5 minutinhos. Confira aqui algumas frases. O projeto gráfico é de Silvana Zandomeni.


Angu de Sangue
Conheça um pouco sobre o livro de contos "Angu de Sangue", lançado no ano 2000.

3.8.10

QUASE TUDO SOBRE A FESTA

Sim, prometi dar uns esclarecimentos aqui. Falar sobre a Festa Literária Internacional de Paraty. Por que não irei desta vez. Se é que isso interessa a alguém. E interessa. O assunto foi capa da Ilustrada de sábado passado. A suposta polêmica da minha não-ida. Porra! Eu apenas comentei no Twitter. Depois de ter participado de todas as edições (como convidado ou não), resolvi não ir. Avisei por lá: que não tinha saco, assim. Para ouvir FHC falando de Gilberto Freyre, etc. Aí o assunto foi destaque no jornal. O repórter Fábio Victor me ligou. Colheu depoimentos outros. Indagou: por que nesta edição apenas um dos convidados nunca esteve no evento? A Festa será que realmente tucanou? Ave e ufa! Tanta coisa passa agora no meu juízo. Que é melhor eu abrir uns tópicos, ABAIXO. Vamos logo aos fatos e eta danado!


[01] Ninguém pode afirmar que eu não fui um dos primeiros e mais ferrenhos entusiastas da FLIP. Briguei, até, por ela. Em conversas regadas a unhadas e cervejas. Defendi a importância de um projeto deste tipo: que colocava a literatura nas ruas. Os livros dentro da paisagem. Da cidade e ave!

[02] Estive como convidado oficial no ano de 2004. E, não há dúvida, da visibilidade que a FLIP dá depois que o autor passa por lá. Ganhei novos leitores, gente que até hoje procura meus livros, acompanha meus passos e oh! Em 2006, fui convidado para mediar uma mesa. No ano passado, participei da programação da Casa de Cultura. Sem contar as vezes em que acompanhei a programação da OFF FLIP, etc.

[03] Vale lembrar - e nunca deixei de ressaltar na imprensa - que a Balada Literária, evento que criei e que acontece, anualmente, desde 2006, só foi possível porque a FLIP chegou para balançar e inovar.

[04] Mas, então, que blablablá é este? Pode nos explicar? Por que, afinal, você não irá à FLIP 2010? O que aconteceu? O escritor emputeceu? Vejamos...

[05] Em março deste ano, Claudiney Ferreira, do Itaú Cultural, me ligou para falar da vontade de levar, para Paraty, o meu projeto AuTORES EM CENA. Infelizmente, a verba não deu. Compreendi. Claudiney é parceirão de muito tempo. Saí, pois, correndo para, em cima da hora, reservar pousada, essas coisas. Na correria, ao telefone, é que me toquei. Estou mesmo indo para onde? Para ver quem? Assistir ao quê? Eu havia ligado meu desejo no "automático", entendem? Eu estava tomado pelo impulso. Uma ou outra mesa me interessava. Fui ficando estranhamente puto...

[06] Caramba! Pensei idem na FLIP do ano passado. Já nos jornais, durante a última edição, eu havia comentado. Da minha impressão: de que a FLIP estava encaretando. Eu fui o único escritor que chamou a atenção, por exemplo, para a censura velada feita ao mexicano Mário Bellatin (deu na mesma capa da Ilustrada de 2009). Comentei idem dos livros apreendidos na cidade. Assunto longo... Aí, repito: fiquei me perguntando. Por que vou mesmo este ano?

[07] Admiro o Gilberto Freyre. Já escrevi sobre ele. Tive a oportunidade de, ainda adolescente no Recife, ter conhecido pessoalmente o autor de Casa Grande & Senzala. Sem problemas com o Freyre. Mas me irritou tanta mesa sobre sociologia. E pouca prosa e pouca poesia. É bom que se diga: não sou contra a diversidade. Quanto mais tribos juntas, melhor. A Balada Literária que organizo é uma prova disto. Poetas, atores, músicos, fotógrafos. Todo mundo junto... Porém: que é chato é, refleti. Sociólogos demais, por quê? Não levei fé.

[08] O que vou eu fazer em Paraty assistindo à conferência do FHC? Por mais boa-vontade que eu tenho, não entendo a presença do ex-presidente abrindo os trabalhos da Festa. Logo ele, que nunca gostou do Freyre. Em ano de eleição? Argh! "Vai não", disse assim o meu coração.

[09] Aí fui ver a relação dos autores brasileiros. Atenção: nada contra o talento notório de amigos como Antonio Cícero, Beatriz Bracher, Chacal, Reinaldo Moraes, Ronaldo Correia de Brito, entre outros. Mas impossível não querer saber: por que, na lista, a presença apenas de um autor que nunca esteve no evento? Deu-me preguiça. Muitíssima preguiça.

[10] Acompanho o movimento da literatura brasileira, porra! E sei de tanta gente boa que poderia estar por lá. E por que não está? Só vai à FLIP, agora, o autor que tiver dinheiro para pagar, é isto? Será? Digo: só pisará em Paraty o autor que tiver alguém que patrocine? O que acontece com a Festa mais importante da nossa literatura? Hein? A FLIP está saturada? Deu enfado? A curadoria, mesmo esforçada, não consegue resistir às pressões financeiras? Ganhou ares de arrogância - e de ignorância - aprendidos com alguns dos gringos convidados? Caralho! Minha cabeça foi ficando pesada.

[11] Pensei, no ato, em vários nomes, plurais e tais, que, salvo engano (ou vai ver que alguns recusaram o convite - ou que estão numa possível lista negra, como o Marcelo Mirisola), nunca pisaram à Tenda dos Autores. A saber: Ademir Assunção, Aguinaldo Silva, Aldir Blanc, Alice Ruiz, Altair Martins, Amílcar Bettega Barbosa, Ana Paula Maia, Andréa Del Fuego, Antonio Prata, Augusto de Campos, Bráulio Tavares, Bruno Zeni, Caco Galhardo, Cadão Volpato, Carpinejar, Chico César, Clarah Averbuck, Cláudio Willer, Daniel Pellizzari, Décio Pignatari, Evandro Affonso Ferreira, Frederico Barbosa, Gilvan Lemos, Glauco Mattoso, Índigo, Ismael Caneppele, Ivana Arruda Leite, Ivan Marques, Jaguar, Jomard Muniz de Britto, João Anzanello Carrascoza, João Silvério Trevisan, Jorge Furtado, Jorge Mautner, José Castello, José Simão, Laerte, Luiz Roberto Guedes, Marcelo Carneiro da Cunha, Marcelo Montenegro, Marcelo Moutinho, Marcelo Rubens Paiva, Márcia Tiburi, Maria José Silveira, Mário Prata, Márcio Souza, Menalton Braff, Micheliny Verunschk, Michel Melamed, Miró, Nei Lopes, Nelson de Oliveira, Nicolas Behr, Paulo Scott, Ricardo Aleixo, Ricardo Silvestrin, Ronaldo Bressane, Ronaldo Cagiano, Roniwalter Jatobá, Sebastião Nunes, Sérgio Cohn, Sérgio Faraco, Sérgio Vaz (este, responsável por uma das grandes celebrações literárias, o Sarau da Cooperifa, que acontece há nove anos na periferia de São Paulo), Sidney Rocha, Vicente Franz Cecim, e ave nossa! Perdão. Sei que ainda falta, aqui, um montão de gente (sem contar os que já morreram). Que tem feito a diferença. E é, de alguma forma, posta de lado. Vocês, aí, vão me dizendo outros nomes, enfim, assado.

[12] Não tem lógica apenas argumentar que é uma questão de curadoria. Sei, sim, e compreendo que, aqui e ali, os nomes devam se repetir. Este não é o problema. O problema é a preguiça. Ou: a falta de coragem. Ou: a falta de um olhar mais renovador e generoso para muitos escritores que estão, há tempo, batalhando para que a literatura ganhe projeção. Saia da mesmice. Do casulo. Do limbo e vixe! É só o povo que organiza a FLIP dar mais uma espiada nos nomes acima (e a essa lista acrescentar outros nomes). Quanta coisa poderia ser feita! Quanta ginga! Quanta química!

[13] Tenho, repito: admiração pelo que a FLIP veio representar para a nossa "resistente" literatura. E é por ter admiração, torcer por ela e continuar resistindo que, desta vez, prefiro não ir. Em um protesto que, até então, era silencioso. E que ganhou as páginas da Folha de S. Paulo. Não me incomodo. É até saudável. Uma boa oportunidade para reflexão e discussão. De minha parte, já peguei o meu calção. Parto amanhã para Florianópolis. Vou visitar o amigo e escritor Santiago Nazarian. Acordaremos de manhã. A fim de caminhar.

[14] Fui e mais não digO. Abraços para todos. E beijos festivos no umbigO. Salve, salve, amém e saravá!



Este sou eu. Ohhhhhh!
Não precisa falar nada.
Clica aqui que é melhor.


Alguns Contos
Caderno de Turismo
Homo Erectus

Repercussão
Leia, aqui, o que falaram sobre os meus dois primeiros livros: "eraOdito" e "Angu de Sangue".

Outros DitOs
Academia de Cinema
Ademir Assunção
Alberto Guzik
Alessandro Buzo
Alexandre Soares Silva
Alexis Peixoto
AlziraE
Amores Expressos
Analu Andrigueti
Ana Maria Gonçalves
Ana Paula Maia
Ana Peluso
Ana Rüsche
Andrea Del Fuego
André de Leones
André de Toledo
André Kitagawa
André Laurentino
Angélica Freitas
Angu de Teatro
Antonia Pellegrino
Antonio Cícero
Antônio Mariano
Antonio Prata
Antonio Vicente
Arruda
Artur Rogério
Ateliê Editorial
Augusto Salles
Bagatelas
Balada Literária
Beatriz Antunes
Bestiário
Beto Bombig
Blônicas
Bruno Brum
Café Colombo
Calúnia Social
Canal do Livro
Caralhoquatro
Cardoso
Carlos Carah
Carlos Careqa
Carpinejar
Cecília Giannetti
Chacal
Cidinha da Silva
Cíntia Moscovich
Clarah Averbuck
Claudinei Vieira
Cláudio Brites
Claudio Daniel
Cléo De Páris
Click (In)Versos
Confraria do Vento
Cortizo
Crib Tanaka
Cristiane Lisbôa
Cronópios
Cultuar
Dani Blaschkauer
Daniela Duarte
Daniel Galera
Daniel Pellizzari
DanThomaz
Don Caco
Dirceu Villa
Dóris Fleury
Douglas Diegues
Douglas Kim
Dulcinéia Catadora
Edson Cruz
Edson Kumasaka
Eduardo Baskizin
Eduardo de Araújo
Eduardo Foresti
Eduardo Lacerda
Eduardo Muylaert
Eduardo Rodrigues
Edvaldo Santana
Élida Lima
Elisa Andrade Buzzo
Eloisa Cartonera
Eric Presente
Escritoras Suicidas
Fabiana Cozza
Fabiano Calixto
Fábio Aristimunho
Fernanda D'Umbra
Fernanda Prats
Fernanda Siqueira
Ferréz
Flávio Carneiro
Gabriela Kimura
Gafieiras
Garganta da Serpente
Gengibre
Germina
Givago
Glauco Mattoso
Guilherme Scalzilli
Haja Saco
Homero Fonseca
Índigo
Interpoética
Isabel Santana
Ivam Cabral
Ivan Antunes
Ivana Arruda Leite
João Filho
João Gilberto Noll
João Paulo Cuenca
Jobalo
Joca Reiners Terron
Jorge Cardoso
Jornalirismo
José Rezende Jr.
Jovens Escribas
Kadu Lago
Karmo
Kleber Lourenço
Laerte
Laerte Késsimos
Leandro Leite Leocádio
Letras & Leituras
Lin
Linaldo Guedes
Lira Neto
Lirinha
Literatura no Brasil
Literatura On-Line
Literatura Urgente
Lorena Poema
Lourenço Mutarelli
Lucas Guedes
Luciana Penna
Luís Manoel Siqueira
Luiz Bras & Tereza
Luiz Paulo Faccioli
Manu Maltez
Marcelo Ariel
Marcelo Barbão
Marcelo Benvenutti
Marcelo Coelho
Marcelo Mendonça
Marcelo Montenegro
Marcelo Moutinho
Marcelo Rubens Paiva
Marcelo Sahea
Marcelo Trasel
Márcio Américo
Maria Alzira B. Lemos
Mário Bortolotto
M. Marcelo
Maurício de Almeida
Meio-Tom
Menalton Braff
Michel Laub
Micheliny Verunschk
Miguel do Rosário
Millôr Fernandes
Mojo Books
Na Tábua
Nicolas Behr
Nós Pós
O Barco
Olivia Maia
Overmundo
Palpitar
Paralelos
Patife
Paulo de Tharso
Paulo de Toledo
Paulo Ferraz
Paulo Ribeiro
Paulo Scott
Paulo Stocker
Pedro Borges
Phedra D. Córdoba
Plátano Verde
Portal Literal
Publish News
Rabisco
Rafael Grampá
Rafael Rodrigues
Raimundo Carrero
Ramon Mello
Rascunho
Rato de Livraria
Record
Releituras
Revista Zunái
Ricardo Aleixo
Ricardo Miyake
Ricardo Soares
Rinaldo de Fernandes
Roberto Romano
Robson Canto
Rodolfo Garcia Vázquez
Rodrigo Ciríaco
Rodrigo Garcia Lopes
Rodrigo Levino
Rogério Augusto
Ronaldo Bressane
Rui Goiaba
Rui Mascarenhas
Sacolinha
Samir Mesquita
Santiago Nazarian
Sérgio Keuchgerian
Sérgio Rodrigues
Sérgio Roveri
Sérgio Vaz
Tadeu Sarmento
Tainá Müller
Taxitramas
Tiago Novaes
Tiago Sávio
Tony Monti
Torero
Tulípio
Tudo Lorota
Vaia
Valter Hugo Mãe
Vanessa Bárbara
Verbo 21
Verdes Trigos
Vetor Cultural
Victor Del Franco
Vinicius Neves
Virna Teixeira
3 Vozes
Whisner Fraga
Wilson Gorj
Wilton Isquierdo
Wir Caetano
Xico Sá
YouTube
Zema Ribeiro

Arquivos
2002
Dezembro
2003
Janeiro
Fevereiro
Marco
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
2004
Janeiro
Fevereiro
Marco
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
2005
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
agosto
Contato
eraodito@uol.com.br
Visitas